segunda-feira, 24 de junho de 2013

Órfãos nas férias


      Esta chegando o recesso escolar (mais conhecido como férias mesmo), e até o dia 28 de Junho encerraremos o primeiro semestre de 2013.
   E é curioso como em dias assim, surpresas e imagens inusitadas acontecem.
    Os alunos até aqui aprovados deixam de vir nessa última semana, e aproveitam as merecidas férias de maneira antecipada. Entretanto, claro, há os que frequentam as aulas até o limite do último dia. Mas esses não são os mais dedicados, ao contrário, são os que encontram na escola o refúgio e o espaço adequado para suas delinquências e depredações. 
      Esses alunos andam ociosos, para cima e para baixo, de um canto a outro da escola, sem rumo. Mas hoje, com a escola quase esvaziada, parece que bateu neles uma espécie de depressão ou solidão...
      Observei muitos desses hoje, percorrendo corredores e acessos da escola, cruzando sempre com esses indivíduos, agora solitários.
      Tinham a postura de sempre, arrogante, prepotente e desafiadora ("quero ver quem me obriga a ir pra sala de aula", etc., etc., etc.), andando em grupos de 3 ou 4. Mas estavam sós. Hoje não tinham a quem chutar, xingar, rir ou debochar. Estavam órfãos de suas vítimas. 
      Incrível a expressão desanimada de cada um deles.
      Chegaram a me pedir que os liberassem, que abrisse o portão e os deixassem sair (algo impensável, em dias comuns) mas foi lógico que não lhes dei ouvidos.
      O resumo para mim ficou muito claro: os alunos dedicados e estudiosos se foram deixando para trás um cenário vazio, que por ora não lhes servem mais. Por outro lado, aos alunos indisciplinados, esse mesmo cenário agora não lhes faz qualquer sentido. Curioso não?
      Se eu não fosse ateu, citaria as escrituras sagradas: "os mansos herdarão a Terra". Mas deixa pra lá...
      Eu ri deles. Senti-me vingado de certa forma. 
      É como se tudo o que eu disse ao longo do ano, "estudem", "estudem", agora fizesse sentido. 
      O caos, por hoje, amainou-se.