quinta-feira, 27 de junho de 2013

É difícil...



     É decepcionante como temas simples (e de solução simples) transformam-se em discussões inúteis e esdrúxulas. Com professores ocorre o mesmo.
     Estávamos no cafezinho. Falávamos sobre o fato de algumas escolas conseguirem obrigar o uso de uniformes, ou de ao menos uma camiseta branca com o emblema da unidade escolar. O que facilita na identificação do aluno, ajuda na segurança e nos protege de 'invasores'.
     Aí deu-se o caos.
     Um defendeu que alguns alunos não teriam condições de pagar por uma camiseta. Outro, defendeu que sim. Outro, afirmou que o Estado deveria arcar com esse custo.
     Enfim, ficou-se numa discussão quase que ideológica, apaixonada, sobre temas diversos e múltiplos temas em paralelo. E foi só.
     É incrível como o ser humano sabota a si mesmo. E como é difícil chegar a um consenso mínimo, uma solução, a um ponto definitivo.
     Enquanto discutimos pontos periféricos, perdemos tempo, amizade, e deixamos de resolver uma série de temas importantes. Uma pena de fato.
     Enquanto escrevo, agora, segue a discussão apaixonada, com exemplos longuíssimos e apartes distantes da realidade. Mas e o uniforme? Porque umas escolas conseguem e outras não? Porque umas escolas são respeitadas e outras não? Eis a questão.
     Segue o debate, o embate e o combate. Solução mesmo: nenhuma.
     Caos. Indignação. Decepção.