sexta-feira, 28 de junho de 2013

Último dia

F É R I A S !
     Hoje se encerra o 2.º bimestre, o semestre, e mais uma etapa de parte significativa de nossas vidas.
     Trabalho com educação e esse é o meu 'produto' final, e produto em matemática é o mesmo que multiplicação. Multiplicar, semear, aproveitar, render, lucrar, frutificar, ganhar; os sinônimos podem ser muitos. O 'resultado' final de toda essa história, entretanto, não condiz com a realidade.
      Explico-me:
     Ao fazer um balanço desses meses (sim, eu perco tempo com isso sim) observo o mesmo de sempre: há um desinteresse e alienação brutal por parte dos alunos. E não só em matemática, não só em história, gramática, química ou literatura. Todos os professores reclamam. Todos os alunos se queixam. Nenhuma solução à vista.
     Sinto-me enxugando gelo, e isso em ambas as escolas (pública e particular). Sou cobrado pela sociedade, sou exigido todo o tempo, mas não há contrapartida em proporções equivalentes. A educação vai mal mesmo, muito mal. É fato. E eu sei disso pelo lado de dentro.
     Nessa última semana, ao longo dos dias e com os poucos alunos que vieram, refleti com todos esse déficit de aprendizado, dedicação e interesse pelo conhecimento. Debati circunstâncias, insisti que é preciso se dedicarem mais. Enfim, tratei acerca do futuro deles. Simples assim: do futuro deles.
     Fui ouvido? Sabe-se lá.
     Caos. Descanso por alguns dias. Boas férias!