segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estudar "isso" por quê?

         Então essa é uma pergunta importante.
    Eu me perguntava. Meus pais se perguntaram. Meus alunos hoje  perguntam.

     Entretanto, e fugindo do lugar comum ("é importante pro seu futuro", blá, blá, blá) vale aqui uma observação mais que pessoal desse professor, no intuito de esclarecer essa questão:

     Após tantos anos de estudo e empenho, hoje compreendo que todas essas informações fizeram de mim alguém melhor. Mais consciente. Mais forte. Melhor informado. Imune a sofrimentos banais.

     Como eu sei? Vejo alguns amigos dos tempos de escola: eles literalmente ficaram para trás; vivem por viver; não têm opiniões e não questionam a própria realidade. Isso é digno de pena. Simplesmente.
     Estou no início dos 30 anos de idade, e há tempos colho os frutos de tudo quanto li e escrevi, vi e entendi, assisti e discerni, discuti e debati, compreendi e assimilei, etc., etc., etc.
     Não é preciso muito tempo para sentir-se pronto. Eu já me sinto; Apto; Forte  para viver mais e melhor. Sinto-me no meu auge, no período mais importante e de colheita das decisões corretas na vida. 
     Olho pra mim aos 18 anos e sinto orgulho. Era o projeto do que sou hoje, e de tudo o que aprendi para o agora.
   Livros. Filmes. Tv. Documentários. Vida real. Meninas. Alegrias e decepções. Tristezas. Tragédias. Noites perfeitas. Noites de amargura. Tudo isso formou-me. E trouxe-me até aqui. E eu estou exatamente aonde eu gostaria de estar (a exceção do dinheiro, claro, mas tudo bem).
     E a escola, óbvio, oi parte fundamental desse processo. Sem ela, estaria incompleto agora. Estaria inconsciente e apático, distante do que sou.     Agradeço aos professores que tive. E agradeço aos que nunca mais reencontrarei. 
     Então, quando perguntar ao professor "pra quê estudar isso", pense que ele hoje sabe um pouco mais que você, e já enfrentou o processo que você agora tem pela frente.
     O caos é fustigante.