quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quarto crescente

        Na escola ideal (ou seja, no meu mundo imaginário) tudo estaria interligado.
        É simples: 
        Um exemplo foi que hoje observei a Lua, às 4 da tarde, num céu lindo e azul de São Paulo. E por alguns segundos me deixei examinar tal fenômeno, pensando como isso é possível.
        Conheço pouco de geografia ou astronomia e, entretanto, desenhei no chão as posições do sol, da lua e a minha própria para tentar descobrir uma resposta razoável. Fiz um triângulo equilátero, sem querer. E acho que assim descobri meu enigma.
        Compreendi imediatamente porque conseguia enxerga-la em plena luz do dia (o quarto crescente, onde a Lua fica numa posição favorável à Terra).                   Fiquei orgulho da descoberta, tal qual um aluno dedicado ficaria.
        Fiquei a pensar (como diriam os portugueses) e vieram-se outra vez as ideias da escola moderna, a escola mais próxima do ideal. Um escola onde as disciplinas estejam totalmente ligadas. E nós, professores, nos sentaríamos antes das aulas para compartilhar e planejar o que exatamente será ensinado...
        Somos contemporâneos. Vivemos num mesmo mundo. Contudo, ensinamos e fazemos tudo de maneira 'solta' e indiscriminada, como se as matérias fossem opostas entre si: não são!
        Doce ilusão.

        Aí me levantei e fui cuidar da vida.


        Férias a 100%..!