terça-feira, 13 de agosto de 2013

Uma pena

        

        Num post de férias do dia 9 de Julho (em plena férias, quando eu deveria descansar e esquecer do caos), repercuti uma manchete vergonhosa sobre o Ensino Médio no Brasil. A notícia dizia sobre 90% dos estudantes desse período não saberem o básico de Matemática. 
        Sou professor de Matemática, justamente, e tenho turmas que vão do 6.º ao 3.º ano do Ensino Médio (tenho literalmente todas as séries, portanto), em escola estadual e colégio particular. E a notícia tocou-me como um soco violento no estômago. Pois ao contrário de muitos, eu me importo e me sinto responsável por parte dessa baderna.
        De lá pra cá, desde a volta às aulas, tenho batido muito nessa tecla. Especialmente na escola pública, à tarde, com turmas de 5.ª séries. Repetindo à exaustão operações básicas de divisão e multiplicação, exercitando e tirando dúvidas, chegando mesmo a ensinar tudo de novo, como se jamais tivessem visto aquilo... 
        Eu já sabia o resultado, claro, e em parte não me surpreendi com o resultado: caótico.
        Mas ainda assim vejo a necessidade de refletir sobre as conclusões que estou tirando, como por exemplo (posso adiantar agora) observar que a situação é ainda mais grave. Crianças chegam à 5.ª série sem saberem ler e escrever corretamente, não dominam as 4 operações básicas da matemática, e toda a sua energia e empolgação, o 'interesse' pelo conhecimento, vai perdendo-se ao longo dos anos e séries (vide post do dia "Extremos", por exemplo), até caírem todos na vala comum.

        Uma pena. Mas pretendo dissecar em outros Posts esse tema. 

        É preciso, também, entender o caos.