quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Abissal



        Tenho uma visão privilegiada, confesso. Minha posição de professor em 2 escolas tão diferentes (pública e particular) permite que eu tenha uma impressão completa de um quadro caótico: o da educação.
        A comparação é inevitável, claro, e quem pode pagar prefere (sim!) matricular os filhos numa instituição particular e espera melhores resultados que outrem. A maior prova disso é que a maioria dos professores também colocam seus filhos nessas escolas, e não nas instituições públicas aonde eles trabalham.
        Para mim, a maior diferença entre ambas é a administração. Sim, apenas a administração é capaz de causar brutal oposição entre 'elas'. 
       A escola particular tem um “dono”, alguém que cuida de perto e não permite rateio desmedido. Afinal, o seu ‘negócio’ depende de seus cuidados.
        No público não há dono, e também não é negócio (embora todos sejam pagos pelos seus serviços) e por muitas razões não é bem cuidado, tratado e gerido.
        De uma lado, numa instituição nem se imagina a hipótese de os alunos apenas riscarem as paredes, mesas e cadeiras. Noutra, pelo contrário. Tudo é riscado, pichado e depredado. Ninguém toma conta. Nenhuma medida ou sanção é aplicada.
        É triste observar essa diferença, esse abismo. Para mim, tudo é tão óbvio.

        Vejo o caos apodrecendo as bases. Nada posso fazer, sozinho.