segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Professor?




             Professores, em via de regra, colocam seus filhos apenas em escolas particulares
             Numa rápida pesquisa com meus colegas de trabalho, verifiquei que mais de 90% mantém sua prole em instituições privadas, desde muito cedo, e demonstram total repulsa em transferi-los para escolas públicas (municipal ou estadual). Já os poucos que matricularam os filhos em instituições públicas, alegaram falta de dinheiro, além de diversas outras razões, sem nunca mencionar no entanto qualquer ideologia para tal.
             Isso é, no mínimo, curioso. Já que a totalidade desses mesmos professores que solicitei (100% portanto) trabalham também em escolas públicas ou exclusivamente em escolas públicas. Ou seja, fazem parte do quadro de 'funcionários' e são responsáveis pelo bom andamento, desenvolvimento e qualidade dessas escolas. Contudo, ainda assim, parecem não confiar em absolutamente nada acerca da instituição da qual participam. 
             Fico confuso com essas coisas, confesso.
             Prossigo, e chego ainda a um raciocínio muito mais complexo: nós professores fazemos todo o possível pela escola onde trabalhamos?
             Essa é uma boa questão.
             Perguntar isso aos colegas professores é pedir para ouvir sermões. As desculpas e as razões são as mais variadas possíveis. Mas em nenhuma esta o interesse pelo bem comum. Uma pena.
             Caos também é autocrítica.