terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lição de casa


          A prefeitura de São Paulo anunciou a volta da lição de casa, do boletim escolar e das provas para os alunos da rede municipal. Mais: determinadas séries agora irão reprovar de ano...
          Isso nos leva à uma questão muito simples: Provas provam alguma coisa? Ainda mais: alunos que vão mal nas provas são menos inteligentes que outros? Existe alguma relação entre notas e capacidade?
          Se perguntarmos a eles, aos alunos, ouviremos certamente que preferem não fazer prova, não receber boletins, não fazer lição de casa. Nada, nada, nada (ao menos essa é realidade que eu observo em sala de aula). Pois a escola é chata, é obrigatória, e cansativa e pesada.
          Mas, entretanto, temos uma questão ainda maior: como então avaliar os conhecimentos do aluno? Como saber se o que esta sendo ensinado, na escola, é absorvido e lhe será útil para a vida? Aliás, de novo, o que se ensina nas escolas será útil para a vida deles?
          As perguntas, lógico, são muitas. E nenhuma resposta é razoável.
          No post Escola dos sonhos debati esse tema, sobre a utilidade da escola, e do conteúdo que ela ensina (que eu ensino). 
         Mas eu não fico em cima do muro, não: nosso modelo esta falido! A escola atual esta falida, e os jovens e crianças usarão pouco (ou quase nada) do que lecionamos ao longo de sua existência... É isso.
          É duro, mas é a verdade.
          caos é tortuoso. E ninguém faz nada.