quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Serviço público

           

           Todo serviço público é caótico: saúde, educação e segurança.
           O Estado recebe bilhões da sociedade para gerir e garantir cada um desses itens. Entretanto, como se pode facilmente notar, nenhum deles é minimamente bem executado. Pelo contrário.
           Trabalhar numa escola e ser Professor me faz ter uma visão fascinante sobre o tema, a visão privilegiada do lado de dentro. Os bastidores.
           Sempre ouço essa pergunta: "porque a educação é uma merda?"
           Já esqueci quantas respostas eu dei. Já nem sei quantas razões é possível enumerar para tentar explicar tamanha mazela.
           Os professores são muito ressentidos, basicamente, pelos baixos salários (no Brasil profissionais com o mesmo grau de formação recebem maiores salários) pelas péssimas condições de trabalho (escola pública), e por nenhum planejamento claro que nos apoie.
          Mais de 90% dos professores que conheço têm 2 ou mais empregos. Lecionar numa única escola e viver dela é utopia. Que dirá dedicar-se integralmente...
           Isso, lógico, também reflete na baixa qualidade das aulas, nos projetos e trabalhos escolares (quando há) bem como a falta de materiais adequados, lousa, livros ou uma mísera máquina de xerox.
           Eu disse uma vez que me sinto patético em lecionar conteúdos tão complexos e descolados da realidade (como a Área de um Dodecágono Regular) para jovens que pouco se importam, mas me sinto ainda pior em saber que lhes ofereço menos que 30% do que poderia. Uma pena. Caos completo.