terça-feira, 27 de agosto de 2013

Da Vinci


        Na minha escola "ideal", tudo seria diferente. Os alunos não seriam passivos, apenas receptivos, olhando os professores falarem por horas. Lá, os alunos estudariam um tema central, um tópico ou período histórico sob todos os ângulos, aspectos e disciplinas.
        Um exemplo: Leonardo Da Vinci.
        História - estudaríamos parte do século 15 e 16, como era o mundo naquela época, o que as pessoas faziam e de que maneira viviam;
        Ciências e Biológicas - Sabemos que Da Vinci foi um grande inventor e estudioso da medicina, veríamos a evolução e as descobertas dessa época;
        Matemática e Física e Química - Da Vinci construiu e projetou uma infinidade de armas de guerra e utensílios, e tudo isso pode ser visto sob o prisma das exatas;
        Linguagens - como era a língua da época? Como se falava Português, Inglês e Espanhol, além do próprio Italiano (língua de Leonardo)?
        Artes - desnecessário é falar da genialidade das Obras Monalisa e do homem Vitruviano;
        Imaginem todas as matérias falando de um único tema? Quantas ideias poderíamos tirar, por exemplo, de aulas assim?
        Uma coisa eu tenho certeza: a minha escola iria à falência em 1 ano.
        Segue-se o caos então.