sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Universalização

Entrem, entrem! Escolas ruins para todos!



            A escola hoje é para todos. E o que eu observo? Caos... Apenas isso.
            Vejo jovens desinteressados, conteúdos escolares pesados, chatos e completamente descolados da realidade, além de muitas outras coisas.
          Explico-me: “obriga-se” milhões de jovens e crianças a frequentar as escolas na esperança cruel de que tudo lhes pareça interessante (simples assim) e cobramos deles pouco, muito pouco. Quase nada.
           É difícil para um professor ou professora realizar algo diferente, pois os livros continuam densos, as provas, testes e simulados em linguagem dificílima. Sem falar dos vestibulares que ainda exigem o cálculo pelo cálculo, a letra pela letra (em 5 alternativas para você escolher).
           Não sei como fazer a escola ficar interessante, exatamente, mas eu sonho que um dia seja.
           Com o passar dos anos algumas coisas foram se perdendo (uma pena) como o jornal da escola, o grêmio estudantil, campeonato entre salas, lição de casa... Tudo tende para o caos numa escola: jovens no auge de sua energia presos todos os dias com regras, horários e ditames. É óbvio que essa bomba uma hora explode. É óbvio que tudo lá fora lhes é mais interessante. É só pensar um pouco: TV, internet, celular (às vezes tudo isso junto), carros, motos e viagens, o filme do momento, a música do momento, festas, paquera e namoro, e do outro lado a Álgebra, Análise sintática e morfológica de um texto. Para eles, nenhuma dessas coisas lhes será útil um dia. E a escola ainda segue o mesmo modelo de 150 anos atrás...

           Sinto-me patético (já falei isso?) lecionando conteúdos que ninguém se importa em aprender. Sinto-me e abraçado ao caos todos os dias.