quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Professora



             Conheci mais de perto uma colega professora, uma colega que leciona pras criancinhas do 2.º aninho do primário. Fiquei feliz por conhecê-la. Fiquei contente por saber que há outros, muitos outros, trabalhando pelo bem comum da educação.
             Ela relatou detalhes importantes acerca do que os pequeninos aprendem, do quanto estudam e do conteúdo ensinado. Bem como dos resultados e dificuldades que enfrenta.
             Eu fiquei feliz e, ao mesmo tempo, também fiquei triste.
             É lamentável que o salário desses profissionais sejam tão baixos, e que colegas tenham que trabalhar em uma, 2 ou até 3 escolas diferentes para complementar a sua renda e ganhar um salário decente. 
             O caos completo da educação esta ali, no início, e segue-se ininterrupto até o final do ensino médio. Pois crianças gostam de estudar, gostam de experimentar e de descobrir. Entretanto, a escola oprime, subjuga e subordina o conhecimento à quase nada. À meras fórmulas e decorebas. uma droga.
              Essa professora, como outros, como eu, não encontra muito apoio entre os demais. Todos estão cansados. Todos nós estamos cansados. Mas é assim mesmo que ainda acredito, que eu creio, e penso num futuro melhor. Onde a escola é de fato interessante, produtiva.
               Passamos tempo demais (nós professores) reclamando de tudo e de todos. É bom encontrar alguém engajado, alguém alheio às críticas e ao desdém. Professor também é debochado, é implicante. Professor é a chave mestra dessa joça, e sequer dá bola ao poder que tem.
               Caos de setembro. Caos do ano inteiro.