sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Opressão

De onde menos se espera, nada vem


           Todo tipo de opressão me deprime: sexual, social, física ou psicológica. Mas nenhuma é tão brutal quanto a opressão financeira.
           Trabalho o dia inteiro, todos os dias, e passo 17 horas fora de casa e longe da minha família. Não tenho escolha: ou isso, ou passamos privações. No fim, tudo isso é também uma forma de opressão.
           Não me entra na cabeça um sujeito montado num automóvel de apenas R$ 119.000,00 como diz a publicidade, enquanto tantos outros (como eu) levam até 3 horas para chegar em casa são e salvo. Algo de fato esta muito errado em todo esse processo.
           Que conhecimento debater, então, com os alunos que 'temos', quando ainda lutamos pelo básico da sobrevivência? Eis a questão...
            A bobagem comercial em que o mundo se meteu esta atolando nossos pensamentos, não se fala em mais nada que não seja consumismo, consumismo e mais consumismo. Uma pena. E diante de absurdos tão intensos é quase impossível chamar à atenção os problemas de fato relevantes, essenciais e coerentes. Se você diz ao aluno que o conhecimento é mais importante, é bem possível que ele sorria e negue: não, o dinheiro é o mais importante. 
           Caos e cansaço. Dia de ópio para esquecer as mágoas.