quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Reunião do nada

           Senhores pais, sejam bem vindos à vossa farsa íntima.            




             Me assusta como pais e mães são tão cretinos quanto certos alunos. É visível, é notável o quanto pais se parecem com filhos. Isso realmente me assusta. Tanto, que penso e repenso todos os dias a maneira que conduzo a criação dos meus próprios filhos.
             Alunos cínicos, preguiçosos e perdulários têm pais idem. Excetuando os casos raros, é claro. Entretanto, há uma lógica perversa que conduz defeitos de carácter de geração para geração, em dias de reunião de pais é possível notar pessoalmente tais semelhanças mais que em qualquer outros dias. De uma maneira geral, todos gostamos de receber mais elogios que críticas, e ninguém esta 100% preparado para  ouvir o que não quer. Contudo, reparo que pais buscam justificativas estapafúrdias à falta de interesse de alguns alunos pelos estudos, pela escola e pelo conhecimento em geral. Parece que não lhes passa pela cabeça que seus filhos sejam um, quando estão em casa, e outro bem diferente quando estão na escola - e vice versa. Mas não: é sempre mais fácil culpar outrem pelos próprios erros e problemas.
           É raro, mas acontece ver pais que preocupam-se mais com o conhecimento do que com uma nota simplesmente. Todavia, é tão raro que nem dá para se considerar. A regra é a de puro egoísmo, absurdas acusações e justificativas débeis. E caos rindo-se de nós.