sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Inclusão

Somos realmente capazes de cuidar de crianças especiais?




           A escola prima por incluir alunos com algum tipo de deficiência (os dito alunos especiais, com necessidades especiais), contudo, nenhum de nós professores tivemos ou temos qualquer preparação para lhe dar com esse tipo de situação. Tenho alunos nessa situação que, eventualmente, tomam atitudes mais agressivas com os colegas e, nesse instante, pergunto-me qual seria a reação correta. A resposta, claro, é que eu não sei o que fazer.
           Não basta salas superlotadas. Não basta a absoluta falta de estrutura. Nem a falta de uma mísera máquina de xerox. Nada disso é precariedade suficiente. É preciso ainda que haja dificuldades maiores, complexas e adversas. Sinto-me impotente para lhe dar com os alunos regulares (sem nenhum tipo de necessidade especial) com desinteresse extremo de sempre, o caos quotidiano, etc. Pior ainda é ter que retribuir às expectativas de pais e mães acerca de filhos com capacidade limitada, com necessidades diferenciadas e uma ansiedade acima do aceitável.
          Seja lá como for, o resultado de tudo isso não será nada bom. O caos, olhando-nos à espreita, espera que prossigamos assim: piorando tudo e contribuindo para a anormalidade.