quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Crenças (Parte 2)

Evolucionismo ou o quê?



           Me assusta a ideia de que a crença religiosa (seja ela qual for) possa se sobrepor ao conhecimento científico, às descobertas seculares e as verificações históricas que dispomos.
           Vivemos num país laico, livre e todos têm o direito à crença. Contudo, é pavoroso observar professores de ciências, biologia e afins que omitem propositalmente tópicos científicos (como a teoria da evolução, por exemplo) a despeito de crenças íntimas e pessoais, como o fato de a Terra ter sido criada em 7 dias.
           Que se conteste a existência exata dos Dinossauros (extintos há centenas de milhões de anos) ou a evidência científica de um ancestral comum que ligam os seres humanos aos símios, vá lá (ou não), mas é inegociável que se evidencie sim as descobertas e a história do conhecimento científico ao longo da humanidade para jovens estudantes... 
           Pois, como se sabe, esses mesmos conhecimentos e descobertas nos trouxeram até aqui, nos fizeram avançar e evoluir (socialmente falando), e nos permitiram o avanço médico de que dispomos, além da cura de doenças e a eliminação de crenças obsoletas, estúpidas e estapafúrdias (a catalepsia e a lepra, por exemplo, eram consideradas "maldições" ou coisa do gênero).
            Hoje, negamos a evolução em troca de crenças outrem. Amanhã, permitimos a exclusão daquilo que não for mais conveniente ensinarmos nas escolas, como a Filosofia clássica, o raciocínio lógico etc. É um perigo, ainda mais, para quem consegue olhar pelo espelho retrovisor e recordar facilmente os dias de opressão, decapitação e as "fogueiras" de bruxas
            Eu, de minha parte, acredito mesmo é no caos.