quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vida

(Retrospectiva - parte 3)

Qual o sentido da vida?




          O grande mal do século é a solidão, disse Renato Russo numa de suas canções. Eu digo que a inexistência de sentido absoluto da vida é o nosso verdadeiro mal. Qual o real objetivo, então, da nossa vida?
          A biologia afirma que vivemos para co-existir, procriar e propagar a nossa espécie. Assim, reto e direto. Os religiosos dizem que o sentido de nossa existência esta em servir a deus, viver para deus e reencontra-lo num outro plano para toda a eternidade. Os céticos não têm uma resposta única e específica, mas aceitam as possibilidades como infinitas.
         Então pergunto aos meus alunos: "qual o sentido da vida?" Respostas evasivas: minha mãe, meu pai, meu computador, chocolate, uma paixão, gato, cachorro e etc. Sinto-e cansado e desisto.
        É comum confundir-se o significado da palavra "sentido" de sentir e "sentido" de direção, caminho, rumo a seguir. Eu busco a segunda palavra...
         Mas haverá uma resposta objetiva para essa questão? Viemos fazer alguma coisa específica nesse mundo? Ou aqui nascemos, apenas, e assim sempre será? 
            Daqui há 20 anos fará diferença alguma qual celular você tinha hoje? Fará diferença a marca do seu tênis ou do relógio, a TV moderna ou o carro que você paga pau?
            A minha indagação engloba as desigualdades sociais, injustiça, crime e punição. Seremos capazes um dia de compreender qual nosso papel nesse infinito universo? Confesso que não tenho tanta certeza assim...
         Ao indagar meus alunos a respeito, busquei respostas de cabeças arejadas, mentes abertas (nem tanto assim, eu descobri) de jovens mentes que estão aptas para o novo, e que poderiam me ajudar com novas respostas, novas opções. Enganei-me, claro.  
             Seja como for essa não é uma resposta para agora, talvez nem seja para esse século ou milênio, mas eu espero que ela um dia chegue, "apareça", ou seja descoberta por algum jovem estudante de filosofia, ciências ou religião. 
              Caos em ponto morto agora.