quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Proibido

Já fiz o meu planejamento anual escolar. Mas 
estou proibido de dar aulas. Acredita nisso?


               Realizei o planejamento escolar, estou pronto para começar as aulas, entretanto, estou "proibido" de entrar em escola pública antes do dia 31 de janeiro e 2014Isso mesmo: proibido.

               Como ainda sou professor contratado, isto é, trabalho sob um regime de contrato anual, tenho de esperar uma "quarentena" para que somente no primeiro dia de Fevereiro e 2014 possa iniciar os meus trabalhos como professor. Detalhe: as aulas começaram no dia 27 de Janeiro para milhares de alunos em todo o estado. Até lá, os estudantes amargam inúmeras aulas vagas, enquanto matérias e conteúdos escolares se acumulam aos montes.

               Parece um conjunto maluco de estupidez e burrice, não? Mas assim é que ocorre em todos os anos: professores não podem dar aulas enquanto não cumprem uma "quarentena" fora das escolas. Na verdade trata-se de uma "tática" do governo para não configurar vínculo trabalhista com os professores que trabalham em São Paulo. Assim, podem contratá-los indefinidamente sem pagar encargos e direitos como FGTS, indenizações e seguro desemprego.

                Enquanto isso, na TV, mães e alunos queixam-se. O governo, por sua vez, repete o mesmo de sempre: realizaremos concursos, contrataremos mais professores, faremos o possível, etc, etc, etc.

                Caos, bem vindo a 2014.