quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Extremo

Quanto custa a educação? Quanto custa a sua educação?

A razão de uma coisa funcionar e outras não é um mistério previsível que um dia pretendo solucionar. Contudo, resta-nos a resignação ou a indignação.


               "Querido diário" (kkkkkk!), hoje recomeçaram as aulas também no colégio particular. E uma vez mais incomoda-me o quanto um pequeno universo composto de profissionais eficientes, organização levada muito a sério e compromisso com a ordem absoluta, faz total e completa diferença. Sim, estou comparando com as escolas públicas onde trabalho; sim, é meu defeito observar, observar e observar cada vez mais...
               Fico feliz por fazer parte desse time, por ter tanta liberdade de trabalho (algo muito raro em escolas) e pela chance de concentrar-me apenas e tão somente em minhas aulas, projetos e atividades específicas para os meus alunos. Vocês não fazem ideia do quanto isso é importante; não ter de berrar nem bater de frente com pequenas joias raras é o céu. Sinto-me feliz por isso.
               Sinto-me antagonicamente triste por não encontrar o mesmo ambiente em outras instituições onde trabalho, e de observar - dia após dia - que todo o mal das escolas tem como raízes vertebrais a absoluta falta de gestão e a desunião entre colegas professores. É uma guerra constante de egos, interesses pessoais acima do bem comum, somados aos maus tratos que recebemos do Estado e das famílias dos alunos todos os dias.
               Num momento meu trabalho rende, sinto-me realizado, enquanto que noutro a dor e o horror cortam minha pele. Às vezes ouço tantos palavrões e xingamentos dos alunos de escola pública que minha auto estima vai pelo chão. Dói. E dói muito. Não há salário que compense isto. Não há razão para nós professores não nos unamos e revertamos tal situação. Se uma pequena escola particular de periferia consegue, não vejo razão para outras escolas não conseguirem. 
               É isso, é o caos em minhas entranhas novamente. Começou o ano letivo.