segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dia #1:

Recomeço. Primeiro dia.



           Chego à escola logo cedo. Primeiro dia é sempre complicado.
           Não conheço ninguém. Nenhum colega professor. Nenhum aluno na entrada. Ninguém. Poucas vezes me senti tão sozinho...
           Recebo os diários de classe, dou uma rápida olhada, o cenário é desolador.
            Toca o sinal. O primeiro sinal. 
            Procuro a sala onde devo entrar. Sala de ensino médio. Não conheço a escola. Não conheço ninguém e ninguém me conhece. Como será que irão reagir?
            Entro.  Cumprimento e observo as instalações do lugar. Faz frio. Muito frio.
            Alguns me olham. Esperam que eu diga alguma coisa. Não digo nada.
            A sala esta o inferno, ninguém respeita os horários, as mesas e cadeiras reviradas, algumas janelas quebradas. Sim, estou no caos. Percebo que terei muito a escrever neste diário. O caos das escolas públicas nunca deixará de me assustar. Mas porque tem que ser assim?
             Noto que a maioria nem percebeu a minha presença. Na verdade, alguns jogam baralho, ouvem música e até dançam. Os meninos todos de boné. As meninas todas vestidas inadequadamente. Sim, estou no caos.
            Vou até a lousa e escrevo meu nome, a disciplina que leciono, e sob letras garrafais coloco a sigla em amarelo: "ENEM" e "SISU".
             Pergunto, então buscando silêncio, se alguém sabe o que significam aquelas palavras... Caos novamente. Dos mais de 46 alunos em sala, ninguém é capaz de explicar coisa que valha a pena dizer. Sim, estou no caos.
             Toca o sinal. Outra sala. Outra vez as siglas. Outro silêncio assustador. E assim vou até a última aula, na última sala. Tudo igual. Incrível!
              Em cada rosto que eu olho, em cada gesto de desprezo que eles têm por mim, pela minha matéria e pela escola, percebo que estamos realmente perdidos. Que a educação pública, à qual me proponho há anos colaborar com melhorias, está anos-luz distante da elite, das escolas particulares, e do mínimo ideal que tanto desejamos.

            Sim, estou no caos. E é só o primeiro dia.



[* Clique no título da postagem para deixar o seu comentário!]