segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sua mãe

Pais e Mães devem ser 
responsabilizados pelo comportamento idiota do filhos?



Nessa minha nova jornada, agora como professor efetivo, o que mais tem me assustado em sala de aula é a extrema agressividade entre os alunos. Os palavrões do mais baixo nível, os xingamentos e as ofensas mais cruéis [a maioria contra meninas] me deixam dia a dia totalmente estarrecido.

Numa rápida tabulação de uma pequena pesquisa, observei que a imensa maioria vive com os pais, ou com a mãe e um padrasto. Isto é, eles têm família e recebem algum tipo de educação e orientação familiar, ainda que insuficiente, mas é altamente provável que recebam qualquer informação para agirem de maneira diferente.

Deste modo, pergunto-me: quem é responsável por tamanha agresividade?

Quem é responsável pelo comportamento homofóbico desses alunos?
Quem é responsável pelo comportamento machista desses alunos?
Quem é responsável pelo comportamento racista desses alunos?

Quem é responsável por tanto preconceito e arrogância?

Todas as manhãs observo atônito da minha mesa comentários e afirmações impublicáveis, inaceitáveis, intoleráveis, de jovens que não têm mais que 15 ou 17 anos de idade.

É estranho que meninos, ao serem criados por mulheres, desrespeite tanto as meninas numa escola. E que meninas, subjugadas, não saibam defender-se "corretamente" [se é que é possível]. Será que mulheres criam filhos mais machistas que os homens? Será que a máxima "mostra que é homem, meu filho" ainda prevalece?

Quem de nós nunca ouviu "meu filho é macho!"?
Quem de nós nunca ouviu "meu filho pega todas!"?
Quem de nós nunca ouviu "meu filho não é viado!"?

Sim, caminhamos à beira do precipício, e corremos o risco de criar uma gereção inteira de completos idiotas. E uma geração pior que a outra...





[* Clique no título da postagem para deixar o seu comentário!]