quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Talentos

Estamos perdendo, todos os dias,
os nossos maiores tesouros...!



           Tenho pelo menos  1/6 de alunos genialmente talentosos em matemática, e isso por cada sala de aula. Conversando com outros colegas professores, verifiquei que que o mesmo ocorre em outras discilpinas. Isto é, tantos e tantos professores conseguiram identificar habilidades acima da média em todas as salas onde trabalham...
       Apesar disso, desse monumental tesouro, identifico 2 problemas graves:

       1. Esses alunos estão "espalhados" em diversas salas de aula, sem nenhuma coordenação, e a maioria sequer imagina o potencial que tem, o talento adormecido, e menos ainda o quão grande são as oportunidades que podem desenvolver dentro e fora da escola;
       2. Não há, dentro e fora do local de ensino, nenhum incentivo e nenhum "amparo" que os apoie a desenvolver ainda mais essas potênciais.

       O Brasil jamais ganhou um prêmio Nobel [o que mede a importância à educação e desenvolvimento científico e tecnológico], e provavelmente nunca ganhá nenhum sobre ciências ou literatura...
       Por exemplo: só a Argentina ganhou 5 vezes, o Chile 2, a Colômbia, Peru e Venezuela 1 vez. No alto patamar [apenas como constatação] estão Alemanha com 103 prêmios e os Estados Unidos que venceu 338 vezes...

       Não estou falando de investimentos milionários... Estou falando de incentivo a "grupos de estudos", além da sala de aula, fora do "horário comercial". O professor que toma a iniciativa, o faz por conta e risco, não tem incentivo, não recebe por isso. Tem que bolar exercícios, fazer pesquisa, elaborar trabalhos e projetos... Uma canseira ainda maior que lecionar no ensino regular... 
      Talvez nunca tenhamos um nobel ou coisa parecida, e isso por uma mínimo de detalhe e organização. Pois talentos, eu sei, nós temos e de sobra...
      Caos, venha estudar mais um pouco.


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