segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estúpido!

Cala a boca estúpido!

#Parte1


          Todo professor mediano sabe. Qualquer pessoa razoável sabe. Um sujeito idiota e mais esclarecido também sabe: o conhecimento esta nas mãos de uma minoria. [E põe minoria nisso. Minoria mesmo!]

           Pensemos o seguinte:
           De cada cem estudantes de Ensino Médio, quantos conseguem resolver, por exemplo, o DESAFIO 749? Destes, quantos gostam de matemática ou outra disciplina de exatas, por exemplo? Destes, ainda, quantos irão se formar na faculdade em algo relacionado às exatas? E, ao final de tudo, após todo esse longo processo, quantos farão qualquer diferença no mundo? Quantos realmente serão lembrados, realizarão algo "grande" para o planeta, e terão sua existência celebrada pela humanidade? Poucos, né?
            Tá bem, eu exagerei... Ser "lembrado pela humanidade" é um pouco demais, concordo! Contudo, é consenso que poucos seres humanos [poquíssimos!] são de fato essenciais à história da nossa civilização, avanço e existência enquanto sociedade... E esse número, essa quantidade de pessoas relevantes à nossa evolução social, tecnológica, filosófica ou científica é, e sempre será, infinitamente menor que a quantidade de habitantes na Terra.
            Falo isso por experiência própria: a minha observação em sala de aula me diz, me garante, que a imensa maioria das pessoas interessa-se muito mais por "consumir" que por "produzir". E é muito difícil para mim, por exemplo, como professor de escola pública de periferia [que não possui sequer uma máquina de xerox para fotocopiar provas e atividades escolares] realizar e "construir" novos "produtores" e não apenas meros "consumidores".
            No meu índice, no meu dia a dia, esse número [que já é muuuuuito pequeno, mas existe] cai vertiginosamente. Tenho de lidar com alguns jovens de 17 anos completamente analfabetos, inclusive, e que foram "empurrados" e aprovados até o Ensino Médio sem saberem coisa alguma do conhecimento escolar básico. Mas o meu questionamento continua: e você, é essencial ao mundo? Em qual "lado" desse planeta você esta? Você será lembrado?
              Continua no próximo Post!