terça-feira, 30 de setembro de 2014

Estúpido!

Cala a boca estúpido!

#Parte2


               Eu já postei aqui longos argumentos acerca dos alunos consumistas, perdulários e exibicionistas. Estudantes que, em plena sala de aula, preocupam-se muito mais [muuuuuito mais] com os objetos eletrônicos que possuem [como celulares caros, relógios inteligentes, tablets, etc] do que precisamente estudar. Isso é uma droga, uma lástima, porque além de atrapalhar muito o decorrer da aula [na verdade até as inviabilizam] demonstram também o quão idiota o ser humano é. E o quanto ele se pauta pelo "que tem" e não pelo "que é".
                 Quando eu era criança me lembro que ficava fascinado com a esfera pequenina que existia [e ainda existe] na ponta da caneta Bic. Queria saber, entender e destrinchar aquela peça a fim de descobrir "como" os caras conseguiam colocar aquele troço lá. Ao longo dos anos, e após muitas outras dúvidas e questionamentos sobre 1 milhão de outros assuntos, vi um documentário sobre a fábrica da caneta Bic [imaginem!] e descobri, entre muitas coisas, que a marca é francesa, e não brasileira, como muitos imaginam.
               Isso aconteceu, importante que se diga, muito antes do advento da internet, google ou a TV por assinatura se popularizar. Estou falando de início dos anos 90, quando algumas coisas ainda eram "mágicas" e o conhecimento [ainda mais raro] também estava concentrado nas mãos de minoriais ainda menores que hoje.
                Aí cresci e descobri o "Windows 95"! Ele superava, e muito, tudo o que a gente sonhava em PC doméstico. Aí vieram os CD's, os DVD's e a música totalmente digital. O MP3 foi [e ainda é] para mim, uma verdadeira revolução tecnológica. Então o avanço da internet, banda larga e todas as mídias eletrônicas [como esta aqui onde escrevo], até chegarmos ao ponto atual da história.
          Sempre que vejo um aluno manuseando seu novo "brinquedinho" tecnológico, que sua mãe provavelmente se matará para pagar em 12 suaves prestações, observo que para ele tanto faz a evolução até ali. Em nada lhe interessa saber o quão avançado aquela interface é, as dinâmicas e os avanços científicos contidos naquele pequeno objeto eletrônico. Pior que isso: vejo-os ansiosos por outros e outros modelos mais novos, mais caros e mais "invejados" pela maioria.
               Eu tive um professor, nesses mesmos anos 90, que olhava para nós e lamentava profundamente a nossa estupidez, nossa idiotice e cretinice. Ele nunca disse isso, mas eu sei [hoje] pela cara que fazia, que era isso mesmo o que ele pensava de nós. Tenho vontade de encontrá-lo novamente e pedir-lhe desculpas. O mundo piorou muito desde então. 
          Uma minoria fez o mundo avançar, como sempre foi, e a massa de estúpidos-idiotas-cretinos cresceu exponencialmente de lá pra cá... Um abraço professor Gilberto [Matemática] e professor Newton [Física]!

               Continua no próximo post!