quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pais cretinos = Filhos cretinos

O que pode ser pior do que 
pais mimados?
Pais mimados também professor....


             O ser humano não cansa de me surpreender! A todo momento recebo destes pobres seres temas e ideias para postar aqui, todos os dias, acerca da sua imensa cretinice.
        Pais de alunos que são frouxos e condescendentes com os erros e a arrogância dos filhos é muito comum, infelizmente, e nós professores passamos mal bocados por causa desse tipo de gente. Mas pior ainda [sempre pode piorar, claro] é ver o mesmo ocorrer quando o[a] indivíduo[a] responsável pelo estudante é também professor[a]. Triste.
              Aproveitar-se da função de professor e ensinar determinadas "facilidades" aos filhos/alunos é muito válido [como por exemplo alertá-lo sobre o que é de fato necessário estudar ou não, ou mesmo informações específicas de legislação, vestibulares, carreiras, etc.] mas torna-lo um cretino por completo é um erro crasso. Isso apenas faz com que o filho/aluno se torne um estúpido caricato, mera fotocópia dos próprios pais.
              Vejo colegas sofrendo por isso. Eu mesmo já sofri o mesmo, diversas vezes. E a situação é sempre igual: filhos superestimados e calhordice a dar com o pau... No Depois de tudo, você sabe apenas que o filho/aluno é um caso perdido, e a "amizade" com o colega de profissão fica no mínimo prejudicada.
            Dizer aos filhos que sua "função" de aluno não pode mistura-se à profissão dos pais [e o inverso também é válido] é o mínimo que um professor esclarecido deveria fazer. Eu, por exemplo, alerto meus pequeninos de casa a nunca revelar a minha profissão como uma "vantagem". Nunca. 
               Mais ainda: já estão avisados que, caso metam-se em confusão visando garantir-se pela minha função, estarão ainda mais encrencados comigo, e terão o pior dos castigos que posso lhes dar: o desprezo e a indiferença. Terão que resolver e arcar sozinhos com os próprios problemas.
             Uma pena não termos mais colegas profiCionais que pensem assim... Uma pena mesmo.



[ Clique no título da postagem para deixar o seu comentário!]