terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O mundo esta dentro da escola

Numa sociedade cretina e preconceituosa
o que há por dentro de suas escolas?



             As pessoas são preconceituosas? Têm horror a gays, lésbicas e travestis? Utilizam conceitos religiosos da era do bronze para justificarem sua própria homofobia?
                 Se a resposta é sim fora da escola, dentro dela o é ainda mais...
                Imaginar que jovens tragam de casa qualquer esclarecimento e respeito acerca da sexualidade do outro é tão estúpido quanto conversar sozinho e esperar respostas. A capacidade que um jovem ou mesmo uma criança tem de ofender o outro por causa da sua orientação sexual é por vezes brutal e assustadora. Testemunho isso quase todos os dias, seja em comentários grotescos, seja em agressões que por vezes beiram a pancadaria. Mas, o que é possível fazer efetivamente?
               A escola acaso pode sobrepor os conceitos e preconceitos trazidos de casa? Temos de fato essa força? Eu acho sinceramente que não. Já perdi as contas de quantas vezes deixei aulas inteiras de lado para tratar desses assuntos com os alunos, para confrontar dados, fatos e a crueldade desses atos. Mas por vezes parece impossível derrubar um muro maciço de concreto erguido pelos pais dentro das cabeças de seus filhos. O preconceito e o ódio sexual quanto a vida do outro vem sempre de casa e lá a semente da segregação é plantada com um adubo fortíssimo,o adubo da confiança: se o pai odeia homossexuais, é óbvio que ele só pode estar certo.
             Pessoas são preconceituosas? A sociedade é homofóbica? De certo que os seus estudantes também o são...


[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]