quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O mundo esta dentro das escolas

Numa sociedade cretina e fútil
o que há por dentro de suas escolas?


            Outra coisa que mudou bem pouco desde a minha época de estudante foram as meninas lindas e estúpidas. Sim, há uma relação intrínseca e profunda entre beleza e idiotice.
               Eu não sabia, como os meninos de hoje não sabem, que esse tipo de beleza é de fato efêmero e insignificante. Mas até chegar nisso muitos anos foram necessários. Além de uma infinidade de decepções também.
                Elas estão lá, engessadas e reféns da própria beleza, são minhas alunas e eu as vejo todos os dias nas salas de aula como quando eram minhas colegas de classe. Nada mudou. Dedicam-se pouco ou quase nada à própria formação. Têm todos os tipos de dificuldades com verbos, cálculos e pronúncia de inglês, mas com isso elas não se preocupam, têm academia de ginástica mais tarde e é preciso guardar fôlego para o que realmente importa: continuarem lindas.
               Observando a dinâmica de sedução dessas meninas, seus trejeitos, seu charme barato e o sorriso forçado para a selfie, noto a semelhança daquelas meninas que  há décadas preenchiam meu coração e também minhas fantasias... Nada realmente mudou. Parece consenso que meninas muito bonitas estejam sempre cercadas de muitos garotos, que recebam deles toda atenção e presteza. Estão sempre aptos em ajuda-las. E estas, por sua vez, dispensam a inteligência e o conhecimento como acessório vulgar. Preocupam-se com os cabelos, o batom e os sapatos. Têm ainda 15 anos, 16 ou 17, no máximo. Mas a silhueta feminina já evoluída engana a todos. Enganava a mim também... 
               É raro encontrar meninas extremamente lindas e realmente aplicada nos estudos. Conheci duas, talvez três, entre milhares. Todo o mundo estende-lhe tapetes vermelhos há séculos. Elas cresceram ouvindo o quanto são lindas. Acreditaram nisso, vivem isso todos os dias... 
                   Pensando nisso, fui procurar nas Redes Sociais aquelas meninas lindas a quem todos os meninos desejavam na minha época de escola. Foi difícil recordar os seus nomes, pior ainda os seus sobrenomes... Não encontrei ninguém. Onde estão? O que fizeram de suas vidas, de suas belezas estonteantes? Hoje, não me lembro de quase nada relevante sobre elas. É como se não tivessem importância nenhuma em minha trajetória. Uma pena.


[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]