terça-feira, 21 de abril de 2015

Meu pai, o radical...

Feriado? Hoje?
90% das pessoas não sabem sobre o que é o feriado de hoje.
                  Meu pai, que é ultra radical e extremamente intolerante, cravou o número: 90% das pessoas não fazem ideia do que é, quem foi e o que fex  Tiradentes. Mais ainda, ninguém se importa realmente em saber. No Brasil as coisas são assim, o conhecimento é tão desnecessário quanto escova de dentes elétrica. Se você tem uma, use-a de vez em quando, e descarte-a na maioria do tempo.
                Ele esta certo? Meu pai acertou o número? Fiz uma rápida sondagem entre alunos do último ano do ensino médio [que, em tese, estariam mais familiarizados com essa informção], com conhecidos e familiares. Enfim, todos são pessoas comuns e de diferentes idades. A minha estatística, no entanto, foi ainda mais estarrecedora: 99%.
               Quem sabia algo sobre o feriado acertou na segunda ou na quarta vez, quem sabia sobre Tiradentes misturou um monte de coisas com o feriado de 7 de setembro, dia independência do Brasil, e em todos eles senta que lá vem estória... Um festival de bobagens e calhordices.
                Como complemento, hoje, dia de Tiradentes, uma rápida vista aos principais prtai de noticias na internet: nenhuma nota sobre Tiradentes. Sua vida, obra e legado se perdem com o passar do tempo. Estamos todos na praia, "curtindo" o feriadão. Afinal, isso apenas é o que importa.
               Caos, que ferido é hoje?



[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]



Nota 1: meu tem 60 anos de idade, é pedreiro e semi analfabeto. 
Nota 2: ele soube dizer que feriado é hoje, bem como o nomme completo de Tiradentes: Joquim José da Silva Xavier. Errou o ano de sua morte por pouco, acertou ao menos o século.
Nota 3: ele também nega a divindade das igrejas cristãs, a veracidade do golpe de 1964, a ida do homem à Lua e a real existência dos dinossauros. Para ele, fósseis são facilmente falsificáveis.