quarta-feira, 6 de maio de 2015

Só pra constar...

Sou a favor 
da redução da maioridade penal
               Na verdade, sou fovorável que nem haja qualquer limite de idade para crimes hediondos. Se alguém [menor de idade ou não] comete um delito grave como assassinato, por exemplo, é de se esperar que este seja julgado conforme a gravidade do crime independente da idade que tenha. E num Estado de Direito, é também de se esperar que este tenha direito a ampla defesa e um julgamento justo [se isto hoje não ocorre como deveria, aí já é outro problema].
               Convivo com esses jovens todos os dias, alguns criminosos, inclusive. E minha opinião é de que eles têm noção e consciência do mundo que os cerca, e afirmar que eles não sabem o que fazem ou que não estão "preparados" para serem responsabilizados por seus atos simplesmente por sua data de nascimento é pura bobagem. Pior ainda: há quem ganhe [e muito] para que estes menores criminosos continuem livres e impunes. Os casos internos de escolas onde jovens distribuem drogas a mando de traficantes é gritante e numeroso, e nenhum desses jovens é um "cotadinho" "iludido" por um adulto malvado. Ao contrário, tornar-se criminoso, para eles, é alcançar um status. Servir ao crime e fazer parte disso lhes é uma honra disputada, traz respeito e segurança [pelo menos é nisso que eles acreditam] além do dinheiro, fama e mulheres [claro].
                Se eu sei qual é a solução? Claro que não. Mas não aceito a ideia de que esses adolescentes não sabem o que fazem. E que por isso não devem ser punidos e sofrerem as consequências de seus atos.
                Caos, você é maior de 18?


[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]