terça-feira, 26 de maio de 2015

Lixo

O que é público 
não é de ninguém?
          Vejo todos os dias uma confusão tremenda entre o que é público e o que não tem dono. Ontem, como em outros dias, uma frustração me invadiu ao notar a inacreditável quantidade de lixo dentro de cada uma das salas de aula onde eu entrei. Então, abdicando de dar aula, conversei com cada turma e dei aquele sermão. Tentei conscientiza-los, cheguei a ser rude em alguns momentos, mas insisti sobre a importância de respeitar o ambiente em que passávamos boa parte de nossos dias... mas de nada adiantou. Claro que não. 
          Hoje, infelizmente, todas as mesmas salas estavam tão ou mais sujas que antes. Uma pena. Uma decepção ainda maior. 
         O que fazer então? O que é possível agir numa situação como essa? Campanhas de conscientização, trabalhos escolares acerca dos cuidados necessários com o patrimônio que é de todos nós... Sinceramente acho tudo isso uma grande merda. Uma merda que na prática não soluciona nada.
              Explico-me:
             Será mesmo que jovens, adolescentes e pré adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, realmente NÃO SABEM que não se deve jogar lixo no chão? Será isso possível? 
             Não acredito nem de longe nessa hipótese...
             Todos o fazem de maneira consciente. E agem assim porque aquilo que é público, para eles, não é de ninguém. Quer dizer, não importa sujar tudo ou depredar algo que hoje nos serve, mesmo que amanhã possamos não o tenhamos mais. Importa apenas pilhar cada espaço e pedaço desse patrimônio àquilo que bem me interessa. Todo o resto é bobagem.
            Uma pena que esses alunos, tão jovens, reflitam tão diretamente o que é a nossa sociedade: um conjunto cretino de pessoas mal educadas.
             Caos, jogue lixo no lixo.


[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]