segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Somos iguais?

Porque devemos tratar TODOS como iguais?

                 Hoje, enquanto tirava as dúvidas da maioria dos alunos em sala de aula, novamente deparei-me com os obstáculos da "igualdade" [ou, no caso, da falte de].
                 Somos realmente iguais? Porque colocamos jovens numa mesma sala de aula apenas pela sua idade em comum? Porque não encontramos outro "atributo", outro ponto em comum, como a nível e capacidade de conhecimento [para dar um exemplo]? 
                  Sim, sim, sim... No fundo nós todos sabemos que isso daria muito trabalho. E mais trabalho, e mais planejamento e organização, não é exatamente o que o Estado quer [bem como muitos professores, igualmente].
              Quem perde com isso? O país inteiro! Todos nós. O conhecimento!
               E mais: os alunos com "maior capacidade" de evolução e avanço escolar sofrem, ancorados, enquanto professores perdem-se ensinando Teorema de Pitágoras e simplórias somas e subtrações numa mesma aula, numa mesma sala, com apenas alguns minutos por dia...
               Caos, qual é o quadrado da hipotenusa?