quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O.T. - Orientação Técnica

Uma boa surpresa...

          Hoje, treinamento junto a equipe de formação de professores de matemática para a Jornada da Matemática. Uma boa surpresa, felizmente. Esses "treinamentos", em geral, são massantes e pouco produtivos. Mas, desta vez, pareceu-me que a equipe de professores sabia realmente do que estava falando. Não apenas por tratar-se de profissionais qualificados também em matemática, mas porque conheciam nossa realidade, nossas limitiações e, especialmente, quais podiam ser as nossas metas "reais".
          Uma agradável surpresa ser "treinado" por quem gosta do que faz. Dá pra notar isso de longe.
          A parte ruim? Como sempre: nós, os professores. Enquanto estávamos sentados nos lugares dos alunos, fazendo as vezes de estudantes, ouvi e revi mais uma vez os resmungos, as queixas infrutíferas e o interminável muro das lamentações aonde cada professor se acha no direito de tomar a palavra para chorar, reclamar e queixar-se do sol, da chuva ou da Lua. 
      Uma pena que sejamos incapazes, estúpidos e limitados, de aproveitar oportunidades raras de treinamento, aprendizagem e absorção de novos paradigmas. Como podemos cobrar e exigir de nossos alunos coerência, dedicação e aplicação nos estudos, quando nós mesmos [adultos, formados] fazemos justamente o inverso?
          Para mim, tudo é uma droga. E ao mesmo tempo sempre há um fio de crédito e esperança.
                 Caos, você faz cursos de formação regularmente?