quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Inexplicável

[Parte 3]

Quem paga 
pela nossa falta de ordem...?
            Hoje, um pequena aula particular. Ocorreu que mais de 90% dos alunos resolveram faltar a aula hoje e, com apenas meia dúzia de estudantes, me vi novamente realizando meus experimentos profissionais de observação escolar: a escola é chata porque ninguém quer estudar ou ninguém quer estudar porque a escola é chata?
            Meus resultados inciais: com poucos e interessados alunos a aula fui, o conteúdo é estudado até o último segundo sem queixas, reclamações e/ou indisciplina. As lições de casa se tornam possíveis e reais, e o conhecimento [tão raro, especialmente em escolas públicas de periferia] aflora verdadeiramente. 
           Conclusão? De que uma educação pública de qualidade é, sim, perfeitamente possível e factível. Mesmo com as extremas carências e as dificuldades que enfrentamos diariamente. Precisamos, urgentemente, nos livrarmos do que atrapalha, do que não serve, e encontrar uma solução para jovens que não se interessam pela escola, pelo conhecimento escolar e pelo respeito a si mesmo.
               Caos, por que você odeia tanto o conhecimento?